Já imaginou vivenciar o dia a dia de um pescador? Durante essa vivência, o visitante irá acompanhar o processo de despesca nos currais de peixes, terá contato com a rica biodiversidade local e conhecerá as técnicas artesanais de construção dos currais.
Saiba maisRealizada na Praia de Ponta Grossa, esta trilha possibilita aprender um pouco mais sobre o ecossistema manguezal, caminhar, observar a diversidade das espécies, sentir as diferentes texturas, cheiros e descobrir curiosidades locais.
Saiba maisJá imaginou aprender as técnicas da pesca da lagosta com um pescador local? Essa vivência possibilitará ao visitante conhecer mais sobre a pesca artesanal da lagosta, interagindo e descobrindo curiosidades e costumes locais.
Saiba maisA costa de Icapuí é bastante diversificada e cada ambiente tem uma composição de aves bem particular. O amanhecer nas matas de tabuleiro traz variedade de cantos e sons. Caminhar pelo Banco dos Cajuais revela surpresas ocultas por sua grande extensão e o pôr do sol no manguezal é acompanhado pelo grito rouco das garças no ninhal da Requenguela. Estudos realizados no município já identificaram 52 espécies de aves incluindo uma jamais encontrada em outros lugares no Brasil.
Saiba maisUma das maiores planícies costeiras marinhas do Nordeste, localizada entre as Praias de Barreiras e Quitérias.
Saiba maisO Centro de Visitantes Banco dos Cajuais foi inaugurado em 24 de março de 2022.
Saiba maisLocalizado na Mutamba, o Mirante da Serra do Mar é a porta de entrada do Município de Icapuí, para quem vem de Aracati.
Saiba maisO Mirante do Cruzeiro de Melancias data da década de 1950.
Saiba maisPor estar sobre a enseada da Ponta Grossa e configurar-se como uma duna de grande aporte de sedimentos, o famoso “Morro da Helena” apresenta uma elevação média de 60 metros, dando um ângulo de visão de 360 graus da exuberante paisagem da planície costeira de Icapuí.
Saiba maisUm dos lugares mais instagramáveis de Icapuí, a passarela de 240 metros no manguezal constitui-se um equipamento de educação ambiental único e destina-se a revelar a imensa biodiversidade que ocorre nesse ecossistema.
Saiba maisLocalizada na Praia de Barreiras, a Pedra guarda uma das lendas mais famosas de Icapuí.
Saiba maisA Pedra do Ladrilho marca a fronteira que divide as comunidades de Peroba e Picos.
Saiba maisPeixes-boi que afloravam na superfície, salientando que os índios Potiguares vinham até aquela costa para arpoa-los e alimentarem-se de sua precisa carne, assim também o fazia a tripulação de vários caravelões que demandavam a costa.
Saiba maisPraia à margem direta de Gamboa formada pelo sangradouro dos alagados; a Serra dos Cajuais, barranca vermelha coberta por densa vegetação é cenário de fundo, o acesso somente pela praia e pirâmides de sal complementam a paisagem.
Saiba maisPraia de banho fácil, mar calmo, com presença de dunas e coqueiros; núcleos de pescadores e ancoradouros pontilham nas áreas; dunas baixas, acobertadas por vegetação rasteira (ramas); a atratividade é o banho e proximidade com o limite CE/RN.
Saiba maisPraia à frente de denso coqueiral na base da Serra dos Cajuais, núcleo de pescadores situado em ponto mais elevado que a praia de areia pigmentada;
Saiba maisCom uma característica única: na maré baixa o mar chega a recuar até três quilômetros proporcionando o visual incrível da praia.
Saiba maisLocalizada entre a Praia de Tremembé e a Praia do Ceará, tem paisagem com coqueiros, mar calmo, areia branca, um lugar paradisíaco onde muitas pessoas se encontram no fim de tarde para ver o pôr-do-sol. A praia conta com uma estrutura hoteleira e gastronômica ainda em crescimento.
Saiba maisA 8 km da sede, praia na enseada da Ponta da Peroba, no sopé do rochoso e da falésia de areias vermelhas;
Saiba maisA Praia de Picos é um verdadeiro paraíso, onde a natureza se faz exuberante num cenário de puro encantamento e tranquilidade.
Saiba maisPraia de diferentes paisagens e uma comunidade em que a maioria dos nativos são descendentes de holandeses.
Saiba maisA 18 km da sede, Redonda é uma praia na enseada, protegida pela Ponta da Redonda, falésias de areias e pedras coloridas de grande beleza, é uma ponta rochosa muito alta com rochas pontilhando todo o mar a sua frente;
Saiba maisAqui as falésias dão lugar aos mangues que rodeiam a Praia da Requenguela.
Saiba maisIcapuí tem uma natureza exuberante que atrai visitantes para suas praias quase desertas de águas mornas, calmas e tranquilas, como a Praia de Retiro Grande: um paraíso perdido entre o azul do céu e o verde do mar.
Saiba maisA 2 km da Praia de Quitérias, praia de banho calmo, águas calmas, fundeadouro das embarcações de Icapuí, grande verde e denso coqueiral enfileiram-se ao longo da costa; a barreira da Serra dos Cajuais é cenário de fundo.
Saiba maisPraia limite do Município de Icapuí e do Estado do Ceará. Localizada na divisa com o Rio Grande do Norte. Os coqueiros fazem a paisagem, a areia da praia é dura, compacta e permite a circulação de veículos vindos do Rio Grande do Norte (Tibau).
Saiba maisRealizado pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis)
Saiba maisO Projeto “De Olho na Água”, da Fundação Brasil Cidadão, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, desenvolve ações na busca pelo uso sustentável dos recursos hídricos no Município de Icapuí.
Saiba maisO pacato povoado da Serra do Mar nasceu como uma extensão das Serras de Cajuais e Mutamba, e está encravado no cimo da ladeira da Mutamba, às margens da CE-261, de onde se avista uma paisagem esbelta, palmilhada de coqueirais, tendo ao fundo imensidão do mar.
Saiba maisCom características peculiares, a trilha está situada na borda do paredão de falésia, com cobertura vegetal da mata de tabuleiro litorâneo arbustivo bastante diversificada.
Saiba maisAs trilhas no mangue foram feitas principalmente por pescadores e algumas pelas correntes marinhas.
Saiba mais